Seção 6.5.2 · p. 695 a 703
6.5.2 Da tensão entre exclusividade, proteção do consumidor e integridade dos OICs
p. 695
A tensão entre exclusividade, proteção do consumidor e integridade dos OICs surge quando a plataforma tenta converter um título de propriedade intelectual em liberdade irrestrita de governança sobre a fruição. O problema não está na existência abstrata da exclusividade, mas no salto indevido entre ter um direito de PI e supor, a partir dele, poder total para alterar condições de uso, reconfigurar a experiência, impor sanções privadas, suprimir trajetórias acumuladas e bloquear a reconstrução institucional do que foi feito. Em ecossistemas digitais contínuos, esse salto é especialmente perigoso porque o controle técnico e jurídico do ambiente se projeta diretamente sobre acesso, permanência, progressão, reputação e contestação. A colisão, aqui, não é teórica. É conflito prático de governança privada sobre fruição continuadamente fornecida.
Esse excesso começa, muitas vezes, no próprio vocabulário. A linguagem da “propriedade intelectual” tende a sugerir domínio pleno e unitário sobre o imaterial, como se a titularidade bastasse para justificar qualquer modo de exercício do poder. Mas essa equiparação é enganosa. A exclusividade intelectual é construção normativa delimitada, não soberania metafísica sobre todas as projeções do ecossistema. Ascensão acerta ao apontar que a qualificação dos direitos intelectuais sob o signo da propriedade favorece a eliminação tendencial de seus limites e que essa operação tem carga ideológica clara, não descritiva p. 696 (Ascensão, 2007, [p. 3; p. 5])791. Em consequência, licença revogável, mutabilidade unilateral, banimento ou apagamento de trajetória não podem ser tratados como efeitos autojustificados da mera titularidade de PI.
Essa contenção fica ainda mais clara quando se recorda que a exclusividade em matéria intelectual não nasce de escassez natural do bem imaterial, mas de sua rarefação jurídica artificial. O direito cria a exclusão e, com ela, a vantagem econômica da escassez. Por isso mesmo, seu conteúdo é predominantemente negativo: confere poder de excluir terceiros, não soberania positiva ilimitada sobre toda experiência que gravita em torno do bem protegido (Ascensão, 2007, [p. 12-13])792. Esse dado impede transformar a exclusividade em salvo-conduto geral para legitimar qualquer forma de mutabilidade, sanção, precarização da fruição ou bloqueio de recomposição.
Também não se pode inferir, da simples titularidade, a legitimidade integral do modo concreto de exercício do poder sobre a fruição. O direito exclusivo permanece submetido a condicionamentos externos, inclusive à função social, e não autoriza que seu titular o exerça como entender. A própria ideia de propriedade intelectual convive com limitações internas e externas que tornam absurdo tratá-la como autorização irrestrita de uso e governo do ecossistema (Ascensão, 2007, [p. 3; p. 13])793. Isso importa porque desloca a análise do plano p. 697 abstrato da existência do título para o plano concreto do seu exercício sobre a experiência consumida.
A mesma conclusão aparece, em chave brasileira, na leitura de Denis Borges Barbosa. A exclusividade em propriedade intelectual existe nos limites e para as funções que lhe são constitucionalmente atribuídas, não como autorização geral para governar sem freios toda a fruição do ambiente. O princípio continua sendo o da liberdade; a exclusividade é exceção funcionalmente delimitada (Barbosa, 2010, p. 84; p. 537; p. 547)794. Em outras palavras, a existência de um direito de PI não converte automaticamente mutabilidade unilateral, sanção privada ampla ou opacidade de governança em efeitos legitimados por natureza.
Esse ponto se aprofunda quando se observa que a titularidade não blinda, por si, o modo concreto de exercício do poder. O próprio exercício do direito autoral pode ser abusivo, e a patente, como monopólio instrumental, convive com mecanismos de contenção e com a lógica da exaustão, que impede controle interminável sobre todas as formas subsequentes de fruição do bem já inserido no comércio (Barbosa, 2010, p. 110; p. 639; p. 671)795. Nem mesmo no interior clássico da PI o título autoriza domínio indefinido sobre tudo o que decorre da circulação do bem. A extrapolação proprietária, portanto, não se sustenta nem pelos próprios fundamentos do campo.
Pelo contrário. A propriedade intelectual é, talvez, ainda mais funcional, condicionada e socialmente responsável do que outras formas de propriedade, o que torna incompatível p. 698 qualquer leitura absolutista da exclusividade. Nem mesmo o regime internacional consagra paradigma totalizante; trabalha, ao contrário, com equilíbrio entre incentivo e difusão, entre proteção e limites (Barbosa, 2010, p. 75-76; p. 662)796. Isso derruba a pretensão de usar a PI como argumento terminal que encerraria, antes mesmo de começar, a discussão sobre boa-fé, recomposição, verificabilidade e controle do poder privado.
No caso do software, essa tensão ganha contorno ainda mais preciso. A plataforma frequentemente age como se a proteção jurídica da infraestrutura tecnológica lhe conferisse soberania prática sobre toda a experiência consumida, quando o regime brasileiro não entrega isso. A exclusividade sobre meios técnicos delimitados não se converte em monopólio do resultado, do efeito ou da experiência fruída pelo usuário. O resultado industrial, em si, permanece fora da proteção patentária, o que impede tratar a utilidade percebida pelo consumidor como se estivesse inteiramente capturada pelo título tecnológico (Barbosa, 2010b, p. 1128)797. Esse é um limite dogmático direto à retórica da plataforma.
A mesma contenção vale para o uso e a fruição após a colocação do produto no mercado. A exclusividade sobre tecnologia não equivale à liberdade para controlar integralmente todas as formas de uso, fruição, acesso ou modificação pelo destinatário final. Uma vez no comércio, certos efeitos subsequentes escapam ao alcance da exclusividade, e insistir em controlá-los como se tudo ainda fosse extensão natural do título pode configurar abuso de direito (Barbosa, 2010b, p. 1145; p. 1139)798. Isso significa que controle do código, da execução e da atualização p. 699 não autoriza, sem mais, bloquear verificabilidade, neutralizar aferição de perda funcional ou reduzir a fruição a permissão descartável administrada ad nutum.
Claro que a tutela do software explica parte importante do poder técnico da plataforma. Licença, controle de execução e disciplina de atualização são instrumentos juridicamente reconhecidos de organização desse poder. A relação contratual formal com o usuário passou a ser mecanismo central de estruturação do acesso, e contratos de adesão frequentemente limitam de modo intenso a liberdade de uso do programa (Barbosa, 2017, p. 2011; p. 2018)799. Mas reconhecer isso não equivale a aceitar, sem controle, mutabilidade unilateral da fruição, opacidade técnica ou sanção privada incompatível com a proteção do consumidor.
Tampouco a exclusividade sobre software imuniza automaticamente o modo de exercício desse poder técnico contra limites externos. O uso de direitos de PI para dominar mercados, limitar acesso ou estruturar exclusões incompatíveis com a ordem jurídica pode configurar abuso. A exclusividade não opera como salvo-conduto para transformar infraestrutura técnica em instrumento irrestrito de supressão material da utilidade do contrato ou de neutralização do controle sobre seus efeitos (Barbosa, 2017, p. 2025; p. 2030; p. 2026)800. Esse é o ponto exato em que PI e CDC se encontram: não na negação da exclusividade, mas no controle do modo como ela é usada na relação de consumo.
O mesmo vale para contratos e segredos de negócio. Eles podem organizar legitimamente a exploração econômica do imaterial, mas não se convertem, por si, em escudo para opacidade estrutural. O contrato de know-how e a proteção do segredo explicam formas específicas de organização de poder entre as partes, mas sua legitimidade depende precisamente de estruturação obrigacional e de delimitação concreta do que se quer manter sigiloso (Barbosa, p. 700 2018, p. 361; p. 376)801. Isso significa que o fornecedor pode proteger seu segredo, mas não pode usar a palavra “segredo” como névoa mágica para tornar incontrastável tudo o que faz sobre a fruição.
A blindagem absoluta também é incompatível com o próprio regime do sigilo, que exige especificação do que está protegido e delimitação concreta do conteúdo sigiloso para que a tutela jurídica faça sentido. Onde houver efeitos sobre fruição, recomposição ou contestação, a proteção do sigilo convive com dever mínimo de tornar controlável aquilo que se pretende opor ao consumidor e ao sistema de tutela (Barbosa, 2018, p. 392-393)802. O segredo industrial não é licença para caixa-preta total quando o problema já deixou de ser só o ativo e passou a ser o impacto do seu uso sobre a experiência fornecida.
Nesse cenário, a linguagem da licença revogável também não salva a plataforma. Em relações de consumo, a força vinculante do texto contratual não se mede apenas pelo aceite formal, mas por sua compatibilidade com boa-fé e equilíbrio. A vontade manifestada em contrato já não é fator decisivo isolado, e cláusulas que pretendam transformar a fruição continuada em favor revogável, esvaziando sua densidade jurídica, não se autojustificam só porque foram predispostas em contrato de adesão (Marques, 2016, p. 1004; p. 1080-1081)803. Chamar de licença não apaga a estrutura de fornecimento continuado nem elimina o crivo material do CDC.
p. 701 Além disso, a forma contratual escolhida pelo fornecedor não basta para afastar a incidência do microssistema consumerista. O CDC se aplica aos contratos de consumo em sua substância, e não conforme o nome empresarial que se lhes dê. Licença, exclusividade ou segredo tecnológico não subtraem a relação do regime consumerista quando há fornecimento continuado sob vulnerabilidade explorável (Marques, 2016, p. 471; p. 481; p. 612)804. A plataforma pode organizar seu ecossistema por licenças e reservas de direito; isso não a coloca fora do campo do equilíbrio, da transparência adequada e do controle de abusividade.
Esse mesmo ponto reaparece com nitidez na doutrina de Bruno Miragem. A linguagem da licença e da dependência tecnológica não dissolve a tutela da fruição concretamente prometida. Quando a utilidade do produto depende de software, falhas nesse fornecimento podem retirar todo o seu valor, e a catividade criada por atualizações contínuas amplia ainda mais a relevância do dever de informar previamente os termos dessas mutações. Restrições de uso e alterações relevantes precisam ser esclarecidas na oferta; do contrário, podem gerar vício de informação, abusividade e frustração de expectativas legítimas (Miragem, 2020, [p. 86; p. 79])805. O nome da técnica contratual não muda a densidade do prejuízo.
Do mesmo modo, a tutela consumerista atua para impedir que o poder diretivo privado esvazie materialmente a utilidade da prestação. A posição dominante do fornecedor exige limites ao exercício desse poder, e cláusulas ou práticas que lhe deem direção unilateral intensa sobre o curso da relação, a ponto de diminuir ou suprimir a utilidade dos interesses do consumidor, são materialmente abusivas (Miragem, 2020, [p. 274; p. 387])806. Esse raciocínio p. 702 vale com força especial quando a governança se ancora em software e em controle técnico do ambiente, justamente porque aí a plataforma costuma apresentar como “necessidade do sistema” aquilo que, em rigor, é escolha de gestão do fornecimento.
Há ainda um dado útil de inversão dogmática interna ao próprio campo da PI. O regime autoral brasileiro não se esgota na faceta patrimonial de exploração. Mantém também um núcleo de direitos morais expressamente qualificados como inalienáveis e irrenunciáveis807. Esse dispositivo não entra aqui para autoralizar a experiência do consumidor nem para transplantar, sem mediação, a lógica moral autoral ao campo do OIC. Seu papel é mais contido e mais elegante: mostrar que a própria linguagem da PI não se reduz à disponibilidade patrimonial absoluta e já conhece, por dentro, limites à dissolução integral de vínculos imateriais relevantes. Isso reforça o argumento de que licença, adesão e controle técnico não bastam, por si sós, para apagar toda densidade jurídica da memória, da rastreabilidade e da continuidade de fruição constituídas no ecossistema governado.
Quando a plataforma invoca exclusividade, integridade do sistema, necessidade operacional ou proteção do software para justificar bloqueios, reconfigurações, supressões ou apagamentos, o problema jurídico não se encerra na validade abstrata da prerrogativa invocada. Desloca-se para o controle do modo concreto de exercício desse poder sobre a fruição governada. É nesse plano que devem incidir verificabilidade mínima, exigência de motivação, aferição de perda funcional, possibilidade de contestação e, quando cabível, recomposição dos efeitos relevantes. A PI pode explicar a organização do ecossistema. Não pode imunizar o modo como esse ecossistema é exercido contra deveres de transparência verificável, equivalência funcional e controle de abusividade.
Essa contenção não decorre apenas da boa-fé objetiva, da exaustão, da vedação ao abuso ou da crítica doutrinária ao absolutismo proprietarista. Decorre da própria Constituição. Ao tratar da propriedade industrial, o art. 5º, XXIX não outorga prerrogativa patrimonial autojustificada, nem protege a exclusividade como fim em si. Ao contrário, subordina expressamente a garantia legal do privilégio sobre inventos industriais e da proteção às criações industriais, marcas, nomes de empresa e outros signos distintivos ao interesse social e ao desenvolvimento tecnológico e econômico do País. A disciplina infraconstitucional da propriedade intelectual patrimonial não recebe, portanto, um cheque em branco constitucional; recebe uma moldura finalística. Assim, a mera titularidade de um direito de PI não basta para p. 703 legitimar, por si só, mutabilidade unilateral da fruição, opacidade decisória, sanção privada incontrastável ou destruição de utilidades incorporadas ao vínculo de consumo contínuo. Onde o exercício concreto da exclusividade colide com os fins constitucionais que a justificam, não há blindagem proprietária, mas problema de compatibilidade constitucional do próprio modo de exercício do poder privado (Andrade, 2021, p. 61-66).
Notas
- A existência de um direito de propriedade intelectual não autoriza, por si só, a expansão automática da exclusividade para toda a governança concreta da fruição. A linguagem da “propriedade”, quando aplicada ao imaterial, tende a sugerir domínio pleno e unitário onde o ordenamento instituiu, na verdade, posição jurídica delimitada e cercada de limites. É nessa chave que Ascensão critica a apresentação dos direitos intelectuais sob o signo da propriedade, observando que tal operação favorece a “eliminação tendencial dos limites que as leis estabelecem aos direitos intelectuais” e concluindo que “toda esta argumentação é porém falsa” (Ascensão, 2007, [p. 3]). O autor acrescenta que essa qualificação possui “origem ideológica, no mau sentido da palavra”, pois se qualifica “não por atender à natureza do ser, mas para obter resultados que interessam” (Ascensão, 2007, [p. 5]). Em consequência, licença, revogabilidade, mutabilidade unilateral, banimento ou apagamento de trajetória não podem ser tratados como efeitos autojustificados da mera titularidade de PI. ↩
- A exclusividade em matéria de propriedade intelectual não exprime soberania natural sobre todas as utilidades e projeções funcionais do bem imaterial. Trata-se de construção normativa artificial, produzida por regras que retiram da generalidade aquilo que, em si, não é naturalmente raro. Ascensão é direto ao afirmar que a regra jurídica “rarifica artificialmente bens que não são raros” e que “esta é a técnica do exclusivo” (Ascensão, 2007, [p. 12]). Por isso mesmo, o conteúdo do direito intelectual é predominantemente negativo: ele não confere ao titular poder positivo ilimitado sobre o objeto, mas faculdade de exclusão perante terceiros. Daí a afirmação de que o direito intelectual “não dá ao titular nada que ele não tivesse já: apenas, não estende até ele a proibição que atinge todos os outros” (Ascensão, 2007, [p. 12-13]). O próprio exemplo da patente confirma o ponto, já que ela “não atribui positivamente nada”, manifestando-se “no poder de proibir, mas nunca chega a ter o poder de usar” (Ascensão, 2007, [p. 13]). Isso impede converter a exclusividade em salvo-conduto geral para legitimar qualquer forma de governança da fruição. ↩
- A titularidade de propriedade intelectual não equivale à legitimação integral do modo concreto de exercício do poder sobre a fruição. O direito exclusivo permanece juridicamente condicionado, inclusive por limites externos ao próprio regime do imaterial. Ascensão observa que seria “absurdo conceber o direito intelectual como um direito cujo titular o pudesse exercer como entendesse”, acrescentando que a propriedade já nasce sujeita ao princípio da função social, “como todos os direitos” (Ascensão, 2007, [p. 3]). Esta limitação não é apenas abstrata. Ao examinar a obra intelectual ilícita, o autor demonstra que o direito pode subsistir e, ainda assim, sua exploração ordinária ser juridicamente vedada, restando ao titular, em essência, a vertente negativa de exclusão, sem que daí decorra legitimação positiva para o uso pleno. Por isso, conclui que esse direito “não dá positivamente faculdades de utilização da obra” (Ascensão, 2007, [p. 13]). Da mera titularidade de PI não se pode inferir a legitimidade integral de toda governança concreta da fruição no ecossistema do OIC. ↩
- A existência de um direito de propriedade intelectual não legitima automaticamente toda a governança do ecossistema em que o bem imaterial circula. A exclusividade é construção jurídica funcional, constitucionalmente delimitada e vinculada às razões que justificam sua existência, não poder irrestrito sobre todas as projeções do bem. Barbosa formula isso de modo direto ao afirmar que cada uma dessas exclusivas, embora constitua propriedade no plano constitucional, “existe nos limites e para as funções que lhe são constitucionalmente votadas”, possuindo não apenas a função social comum, mas também função específica no desenho das propriedades intelectuais (Barbosa, 2010, p. 84). Esta limitação estrutural se reforça quando o autor recoloca a exclusividade no interior de uma economia de liberdade: o princípio é o da liberdade, sendo excepcional a norma que exclui do uso comum certas criações (Barbosa, 2010, p. 537). Em propriedade intelectual, “tudo o que não for protegido está livre à cópia, mesmo servil” (Barbosa, 2010, p. 547). A existência de um direito de PI não converte, por si, a exclusividade em salvo-conduto para mutabilidade unilateral, sanção privada irrestrita ou controle total da fruição. ↩
- A titularidade de propriedade intelectual não se traduz automaticamente em legitimação integral do modo concreto de exercício do poder sobre fruição, acesso ou uso. O título não basta para blindar qualquer forma de governança concreta, porque o exercício do direito permanece submetido a controle jurídico externo. Barbosa é explícito ao reconhecer que o próprio exercício do direito autoral pode configurar abuso, precisamente porque está sujeito às limitações constitucionais inerentes à função social e a restrições decorrentes da colisão com outros interesses tutelados (Barbosa, 2010, p. 110). A patente, como “monopólio instrumental”, não subsiste como arbítrio soberano, admitindo meios de contenção como licença compulsória e controle de preços (Barbosa, 2010, p. 639). Além disso, pela doutrina da exaustão, uma vez auferido o benefício econômico pela colocação do bem no comércio, cessam os direitos do titular sobre aquele exemplar, restando apenas a exclusividade de reprodução (Barbosa, 2010, p. 671). Nem mesmo no interior clássico da PI o título autoriza controle interminável sobre todas as formas subsequentes de fruição. ↩
- A disciplina da propriedade intelectual convive estruturalmente com limites externos e, por isso mesmo, não autoriza leitura absolutista da exclusividade. Barbosa sustenta que ela é “ainda mais funcional, ainda mais condicionada, ainda mais socialmente responsável, e seguramente muito menos plena do que qualquer outra forma de propriedade” (Barbosa, 2010, p. 75). Esta formulação impede o raciocínio segundo o qual a simples presença de um direito de PI encerraria a discussão sobre os limites de seu exercício, pois mesmo direitos absolutos são categorias técnicas dependentes de configuração normativa e não expressões metafísicas de soberania (Barbosa, 2010, p. 75-76). O afastamento do absolutismo é explícito no regime internacional, uma vez que o Acordo TRIPs não consagra um paradigma absolutista, baseando-se em equilíbrio entre promoção da inovação e difusão de tecnologia (Barbosa, 2010, p. 662). A exclusividade em PI existe dentro de arranjo jurídico funcional, incompatível com qualquer leitura que pretenda blindar, de antemão, o modo concreto de exercício do poder sobre a fruição. ↩
- A proteção sobre infraestrutura tecnológica não se converte automaticamente em poder irrestrito sobre a experiência consumida. A exclusividade patentária recai sobre meios técnicos delimitados, e não sobre os fins, efeitos ou experiências a que eles podem dar ensejo. Barbosa explicita esse ponto ao reconstruir a doutrina segundo a qual os meios da invenção correspondem aos elementos técnicos que solucionam determinado problema, enquanto “em relação ao resultado, o mesmo não é patenteável” (Barbosa, 2010b, p. 1128). A contenção aparece de modo ainda mais direto na afirmação de que “o resultado industrial não será nunca abrangido pela patente, permanecendo sempre livre do monopólio” (Barbosa, 2010b, p. 1128). A existência de proteção sobre certos meios técnicos não legitima a pretensão de reconfigurar unilateralmente a experiência consumida, bloquear verificabilidade ou tratar a utilidade fruída como permissão descartável submetida ao arbítrio do titular. ↩
- A exclusividade sobre tecnologia não equivale, por si só, à liberdade para controlar integralmente uso, fruição, modificação ou acesso pelo usuário. Uma vez colocado o produto no mercado, “qualquer uso subseqüente está fora do direito da propriedade intelectual”, passando a relação entre titular e usuário a situar-se no plano ordinário do direito civil ou comercial (Barbosa, 2010b, p. 1145). Tentar fazer valer o exclusivo contra o usuário final após o esgotamento “iria além do alcance da patente” e consistiria em “abuso de direito” (Barbosa, 2010b, p. 1145). Esta contenção reforça que os conhecimentos técnicos intrínsecos à patente permanecem livremente utilizáveis para “qualquer propósito intelectual, seja científico ou não-industrial” (Barbosa, 2010b, p. 1139). A exclusividade sobre tecnologia é ficção jurídica funcionalmente delimitada, e não soberania natural sobre todas as formas de experiência e uso pelo destinatário. ↩
- Licença, controle de execução e disciplina de atualização do software constituem formas juridicamente reconhecidas de organização do poder técnico do titular sobre a infraestrutura. Diante da facilidade material de reprodução, a prática passou a se valer de “relação contratual formal entre o usuário e o titular do programa”, em vez de depender apenas da oponibilidade abstrata (Barbosa, 2017, p. 2011). A licença não aparece como detalhe periférico, mas como instrumento central de organização do acesso; contratos de adesão vinculam tacitamente o usuário e limitam sua liberdade de uso, proibindo, por exemplo, reprodução ou separação de componentes (Barbosa, 2017, p. 2018). A tutela do software explica juridicamente como o fornecedor estrutura poder técnico, mas esse reconhecimento não significa admitir, sem controle, mutabilidade unilateral da fruição, opacidade técnica ou sanção privada incompatível com o CDC. ↩
- A proteção do software não imuniza automaticamente o modo de exercício do poder técnico do titular contra limites externos ou controles sobre seus efeitos. No direito brasileiro, a utilização dos direitos de propriedade intelectual para dominar o mercado ou limitar o acesso pode configurar infração à ordem econômica, à luz da tutela constitucional da liberdade de concorrência (Barbosa, 2017, p. 2025). A exclusividade não funciona como salvo-conduto para transformar infraestrutura técnica em instrumento irrestrito de exclusão, pois também é vedado o “abuso às exclusivas”, permanecendo devido o exame de eficiência jurídica do exercício do poder (Barbosa, 2017, p. 2030). Nenhum agente estatal poderá dar execução a cláusulas abusivas ou restritivas em contrato de licença, sendo inadmissíveis disposições frontalmente incompatíveis com a ordem jurídica (Barbosa, 2017, p. 2026). ↩
- Contratos e segredos de negócio podem organizar legitimamente a exploração econômica do imaterial, mas essa legitimidade não os converte, por si só, em escudo para opacidade estrutural ou precarização unilateral da fruição. O contrato de know-how permite ao detentor estruturar relação em que permanece como senhor da capacidade competitiva, domínio que não decorre de soberania erga omnes, mas de organização contratual: o fornecedor é “o senhor entre as partes” (Barbosa, 2018, p. 361). A proteção do segredo depende da exteriorização da intenção de mantê-lo sigiloso em relações juridicamente estruturadas, o que precisa ser “regulado obrigacionalmente” (Barbosa, 2018, p. 376). Tais arranjos explicam o poder organizacional da plataforma, mas não o imunizam contra controles externos sobre o modo de seu exercício. ↩
- O segredo industrial e as cláusulas contratuais de confidencialidade não autorizam blindagem absoluta contra deveres mínimos de transparência, contestação e controle dos efeitos do fornecimento. Tanto no regime do segredo quanto no das patentes, a tutela jurídica só incide sobre elementos certos e determinados, exigindo que o tema do segredo seja concretamente delimitado para permitir a verificação das hipóteses legais de proteção (Barbosa, 2018, p. 392). A ausência de especificação da causa de pedir acerca dos segredos alegadamente explorados prejudica a constatação da ilicitude; exige-se delimitação do que seria conhecimento comum e do que corresponderia a efetiva novidade de natureza confidencial (Barbosa, 2018, p. 393). Onde houver efeitos sobre fruição ou recomposição, a proteção do sigilo convive com dever mínimo de especificação e com a necessidade de tornar controlável o que se pretende oponível. ↩
- A invocação de licença revogável ou reserva contratual ampla de poderes pelo fornecedor não basta para neutralizar a proteção do consumidor nem para rebaixar a fruição governada do OIC à condição de permissão descartável. Em relações de consumo, a força vinculante do texto não se mede apenas pelo aceite formal, mas por sua compatibilidade com boa-fé e equilíbrio contratual, pois “a vontade das partes manifestada livremente no contrato não é mais o fator decisivo para o Direito” (Marques, 2016, p. 1004). O art. 51, IV, do CDC funciona como cláusula geral proibitória de disposições que estabeleçam obrigações iníquas ou incompatíveis com a equidade (Marques, 2016, p. 1080-1081). Cláusulas de adesão que pretendam esvaziar a densidade jurídica da fruição ou transformar o consumo continuado em favor revogável ad nutum não podem ser tomadas como autojustificativas. ↩
- A forma contratual escolhida pelo fornecedor não basta, por si só, para afastar a incidência material do CDC sobre a relação de consumo. O microssistema consumerista estabelece “um novo regime legal para todas as espécies de contratos [...] envolvendo consumidores e fornecedores de bens ou serviços”, aplicando-se a todos os tipos de contratos, se contratos de consumo (Marques, 2016, p. 471; p. 481). Para caracterizar o contrato de consumo, o fator decisivo não é a existência de lei especial ou o nome atribuído ao negócio, mas a presença de consumidor em posição materialmente tutelável (Marques, 2016, p. 612). Licença, exclusividade ou segredo tecnológico não subtraem a relação do regime consumerista quando, em substância, há fornecimento continuado e vulnerabilidade explorável. ↩
- A linguagem da licença e da dependência tecnológica não dissolve a tutela consumerista da fruição concretamente prometida. Quando a utilidade do produto depende de software, a falha nesse fornecimento pode retirar-lhe todo o valor, gerando catividade vinculada a atualizações contínuas que podem modificar conteúdos ou acelerar obsolescência (Miragem, 2020, p. 86). Por isso, os termos da atualização devem ser informados na oferta, sob pena de não obrigarem o consumidor ou gerarem pretensão por frustração de expectativas legítimas (Miragem, 2020, [p. 86]). Restrições de uso em produtos digitais reforçam o dever de esclarecimento pré-contratual; seu descumprimento pode configurar vício de informação e abusividade, sujeitando-se ainda ao crivo da proporcionalidade (Miragem, 2020, p. 79). Chamar de licença não apaga a quebra de expectativa legítima nem salva a precarização oportunista da fruição. ↩
- A tutela consumerista não se limita a policiar a forma externa do contrato; ela atua para impedir que o poder diretivo privado esvazie materialmente a utilidade da prestação. A vulnerabilidade do consumidor diante do fornecedor — que exerce posição dominante — faz com que maior poder fático sobre o curso da relação permaneça concentrado no fornecedor, exigindo normas de limitação ao poder privado (Miragem, 2020, p. 274). Cláusulas potestativas são abusivas justamente por conferirem ao fornecedor poder de direção tão intenso que diminui ou suprime a possibilidade de o consumidor promover com utilidade seus interesses (Miragem, 2020, p. 387). Se a direção unilateral do vínculo reduz ou suprime a utilidade do contrato para quem pagou para fruí-lo, o problema já não é só de estrutura; é de recomposição da fruição concretamente protegida pelo CDC. ↩
- “Art. 27. Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis.” (Brasil, [2021]). ↩