Seção 6.5 · p. 679 a 681
6.5 Da função social da propriedade intelectual à governança semiótica dos objetos imateriais de consumo
p. 679
p. 680 A propriedade intelectual só interessa, aqui, na medida em que organiza poder sobre a fruição. Em ecossistemas de consumo digital contínuo, ela não funciona apenas como técnica de proteção da criação ou como instrumento de exclusividade econômica abstrata. Opera, na prática, como parte da infraestrutura jurídica pela qual a plataforma define o que pode ser acessado, mantido, alterado, retirado, auditado e contestado. O problema, portanto, não está em saber apenas se há um direito exclusivo incidente sobre software, conteúdo, interface ou ativos correlatos. Está em compreender como essa exclusividade passa a estruturar a própria experiência de consumo, condicionando continuidade, inteligibilidade, equivalência funcional e possibilidades reais de reação do usuário diante da mutabilidade do ambiente.
É necessário impedir que a propriedade intelectual funcione como tema paralelo, concorrente ou hierarquicamente superior à tutela do consumidor. Em serviços digitais contínuos que operam Objetos Imateriais de Consumo, a exclusividade não paira acima da relação como escudo abstrato de titularidade. Ela incide no interior do regime de fornecimento, como elemento de governança do objeto fruído.
Não basta perguntar quem controla tecnicamente o ambiente ou quem detém, em abstrato, a prerrogativa de modificar o sistema. A pergunta juridicamente relevante é outra: quais limites incidem quando esse controle, fundado em exclusividade, é exercido sobre fruição continuada, sobre expectativas legitimamente incorporadas ao vínculo e sobre as condições de verificabilidade e contestação da prestação.
Nesse quadro, a propriedade intelectual não deve ser reduzida nem demonizada. A exclusividade continua legítima e cumpre funções reais de incentivo, organização e proteção. O ponto é apenas recusar sua leitura como autorização automática para opacidade, para mutabilidade oportunista ou para blindagem contra controle. Quando a exclusividade passa a operar, no contexto do fornecimento, como técnica de reconfiguração unilateral da utilidade, de bloqueio de auditabilidade, de compressão da reversibilidade ou de naturalização de regimes sancionatórios opacos, ela deixa de ser simples proteção de ativo e passa a integrar o próprio problema dogmático da governança privada do OIC.
Isso exige, ainda, uma distinção importante. Nem toda infraestrutura de propriedade intelectual oferece o mesmo tipo de exclusividade, nem autoriza as mesmas pretensões de controle. Em especial no caso do software, a disciplina brasileira não conduz a uma soberania funcional irrestrita sobre toda a experiência consumida. A proteção jurídica do programa explica parcela relevante da governança técnica do ambiente, mas não basta, por si só, para converter arquitetura, sanção, mutabilidade, segredo e bloqueio de contestação em efeitos imunes ao direito do consumidor. Em plataformas de OIC, o exercício da exclusividade precisa p. 681 permanecer compatível com a função social, com a proteção da confiança, com a equivalência funcional da fruição e com exigências mínimas de transparência verificável.
A questão central, então, não é revisar a teoria geral da propriedade intelectual nem recolocá-la no centro da tese. É delimitar seu lugar dentro do regime do OIC. Ela comparece como variável estrutural da governança privada do objeto, e justamente por isso precisa ser lida à luz dos mesmos limites que incidem sobre essa governança quando ela afeta adequação, inteligibilidade, permanência e controlabilidade da fruição. Em vez de funcionar como argumento de imunidade, a propriedade intelectual passa a ser tratada como campo de compatibilização. Seu exercício permanece protegido, mas não se separa da ordem constitucional, nem escapa ao controle de abusividade, nem dissolve o dever de recomposição quando a exclusividade é usada como técnica de degradação da experiência consumida.
Com isso, a exclusividade deixa de aparecer como palavra final e passa a aparecer como problema jurídico organizado. O que se põe em exame não é o direito exclusivo em si, mas o modo como ele se projeta sobre objetos imateriais de consumo cuja utilidade depende de ambiente governado. Onde a exclusividade serve para preservar criação e organizar o ecossistema, ela permanece inteligível em seus próprios termos. Onde serve para opacidade estrutural, reconfiguração oportunista, bloqueio de auditabilidade e captura da fruição sob linguagem de licença e segredo, ela precisa ser reconduzida aos limites impostos pela função social, pela tutela do consumidor e pela contenção do poder privado. É nesse ponto que a propriedade intelectual deixa de ser biombo e passa a ser, ela mesma, parte da arquitetura que o direito precisa controlar.