Versão 0.5 · em construção Citações conferidas por script contra o texto integral
Lex Plataformae

Camada de estudo. Aqui o texto vem como está no original, com as páginas, as notas e as referências. Os contornos tracejados mostram as peças da página e de onde cada uma vem. Desligue a chave para voltar à superfície.

Seção 6.2.2 · p. 565 a 574

6.2.2 Da doutrina dos bens digitais e o regime do Objeto Imaterial de Consumo

Ver esta seção no PDF

p. 565

A doutrina dos bens digitais de Bruno Torquato Zampier Lacerda630 cumpre função importante porque resolve, com boa densidade, um problema que não pode ser contornado por retórica contratual ou por nostalgia da tangibilidade: ativos tecnodigitais são bens jurídicos e não desaparecem do mundo do Direito só porque são incorpóreos. A informação digitalmente organizada pode assumir utilidade própria, integrar a esfera de interesses do sujeito e, por isso, ser tratada como bem incorpóreo juridicamente relevante, com ou sem conteúdo econômico imediato (Lacerda, 2024, p. 51; p. 57; p. 72)631. Esse ponto de partida é correto e indispensável. Sem ele, o debate sobre consumo digital contínuo ficaria refém da ficção tosca segundo a qual tudo o que não se segura com a mão seria juridicamente leve, dissolúvel e descartável por simples vontade do fornecedor.

Também é um ganho real dessa moldura reconhecer que, uma vez admitidos como bens, esses ativos se tornam suscetíveis de apropriação, circulação, fruição e tutela. Eles ingressam no mundo jurídico não como curiosidades conceituais, mas como objetos capazes de sustentar posições jurídicas organizadas, inclusive uso, gozo, disposição e transmissão. A incorporeidade não impede exercício de faculdades típicas de titularidade, nem transforma a fruição em tolerância graciosa da técnica (Lacerda, 2024, p. 73; p. 82; p. 151)632. Isso importa bastante aqui p. 566 porque afasta, logo de saída, a fraude semântica da “licença revogável” como fórmula capaz de evaporar tudo o que já foi economicamente incorporado à esfera do usuário. Se há objeto virtual identificável, associado à conta e fruído no ecossistema, há juridicidade a ser levada a sério, ainda que a plataforma tente recobri-la com vocabulário de precariedade.

As próprias cláusulas contratuais da Riot ajudam a mostrar isso. A empresa define expressamente “Conteúdo Virtual” como conjunto que inclui moeda do jogo, campeões, skins, emotes, acessórios e outros itens associados à conta633, e admite que esse conteúdo pode ser obtido não só por compra clássica, mas também por ganho, recompensa, presente ou outras dinâmicas internas do ecossistema634. Isso é útil por duas razões. Primeiro, porque evidencia que o próprio desenho contratual reconhece um núcleo identificável de fruição associado à conta, o que desmonta a tese pueril de inexistência jurídica do objeto. Segundo, porque mostra que a formação desse núcleo não se esgota em troca pontual de mercado, mas se dá dentro de dinâmica continuada de progressão, circulação, recompensa e participação. O objeto consumido já nasce, ali, menos como “coisa digital” isolada e mais como posição de fruição produzida e mantida no interior de um ambiente governado.

O conceito do bem digital presta, ainda, outro serviço útil ao fornecer uma tipologia interna do fenômeno. Nem todo ativo tecnodigital tem mesma estrutura, mesma função ou mesmo regime, e a distinção entre bens patrimoniais, existenciais e mistos ajuda a evitar que tudo seja tratado como massa amorfa. Essa classificação permite distribuir melhor efeitos de titularidade, uso, transmissão e tutela, além de mostrar que certos ativos digitais gravitam mais perto da esfera patrimonial, outros mais perto da personalidade, e muitos combinam ambas as p. 567 dimensões (Lacerda, 2024, p. 56; p. XIV; p. 146)635. Tal refinamento é útil e não merece ser descartado. O problema é que ele ainda organiza o fenômeno principalmente a partir do ativo, enquanto o núcleo do OIC exige leitura orientada pela fruição governada.

É aqui que a tese faz sua inflexão. O ganho da doutrina civilista está em resolver o problema da juridicidade do ativo tecnodigital e em bloquear a dissolução nominalista daquilo que já ingressou na esfera do usuário. Mas, quando o conflito se desloca para o consumo em plataforma com fruição continuada, mutável e dependente de governança privada, o eixo civilista da titularidade não captura sozinho o centro do problema. O regime do OIC parte do mesmo reconhecimento de juridicidade, só que desloca o foco: em vez de perguntar predominantemente quem “tem” o ativo, como ele circula ou se transmite, passa a perguntar como a fruição é mantida, modulada, degradada, inteligibilizada e recomponível no tempo. É uma mudança de eixo, não uma negação do passo anterior.

Convém ser explícito sobre a natureza dessa mudança de eixo, porque ela é com frequência interpretada, sem a devida atenção, como simples deslocamento de prateleira de biblioteca. O projeto da doutrina dos bens digitais é dogmaticamente delimitado e responde a um problema reconhecível. Ele opera no interior do direito civil e enfrenta, em primeiro plano, o silêncio do ordenamento brasileiro sobre uma classe inteira de ativos que existe, circula, produz efeitos econômicos e afetivos, mas que não encontrava regime expresso de existência, titularidade, transmissão e extinção. Lacerda preenche esse silêncio com taxonomia funcional e com rigor classificatório, e por isso a obra se tornou referência canônica para a herança digital, para a sucessão de ativos digitais e para a tutela civilista do patrimônio digital do sujeito. O serviço prestado é real e não pode ser tratado como mero estágio preparatório descartável. p. 568 Quando essa moldura é convocada para responder àquilo que se propôs a responder, ela responde bem.

A presente tese, no entanto, opera em domínio diverso e responde a problema diferente. Ela não enfrenta o silêncio do Código Civil sobre o estatuto do ativo digital, mas a opacidade do Código de Defesa do Consumidor sobre o regime do produto imaterial sob fruição continuada e governada. Esse deslocamento de domínio não é detalhe de organização disciplinar. Ele acarreta consequência dogmática estruturante, porque o direito civil regula relações entre sujeitos formalmente equiparados e o direito do consumidor regula relações estruturalmente assimétricas sob ordem pública cogente. Onde a doutrina civilista pergunta de quem é o bem, como ele circula e como se extingue, o regime do OIC pergunta como a utilidade prometida é mantida, modulada, degradada e recomponível ao longo do tempo. As perguntas não se opõem. Elas habitam camadas distintas do fenômeno e convocam técnicas de imputação correspondentemente distintas.

A diferença entre essas camadas pode ser descrita com mais nitidez por meio de uma distinção temporal. A doutrina dos bens digitais trabalha com ontologia majoritariamente estática do ativo. O bem existe, é classificável, pode ter dono, pode ser transmitido, pode ser extinto. Há, por assim dizer, uma fotografia do ativo, e sobre essa fotografia se organizam as faculdades jurídicas pertinentes. O regime do OIC, por sua vez, trabalha com ontologia processual da fruição. O objeto imaterial de consumo não admite fotografia estática porque sua identidade não está em um corte sincrônico, mas em um curso diacrônico de manutenção, atualização, curadoria e administração. Ele é, em sentido juridicamente relevante, aquilo que continuamente se faz dele dentro do ambiente que o produz. Por isso a passagem da gramática civilista para a gramática consumerista não é apenas mudança de código aplicável. É reconhecimento de que o tempo da prestação integra a própria existência do objeto consumido.

Essa diferença temporal explica, em parte, por que o eixo do conflito também se desloca. Nos quadros típicos enfrentados pela doutrina dos bens digitais, a controvérsia gravita em torno da titularidade, da circulação e da extinção. Pergunta-se quem é o titular, se o bem pode ser herdado, se a plataforma pode bloqueá-lo após a morte, se cláusulas contratuais podem barrar disposição inter vivos ou causa mortis. Esses são conflitos relevantes e a moldura civilista os enfrenta com bom equipamento. Nos quadros típicos enfrentados pelo regime do OIC, contudo, a controvérsia gravita em torno da fruição, da modulação e da integridade funcional. Pergunta-se se o objeto continua sendo aquilo que prometia ser, se a alteração unilateral preservou equivalência funcional suficiente, se a degradação produzida por atualização ordinária ultrapassou margem juridicamente tolerável, se a opacidade do ambiente permite ao p. 569 consumidor reconstruir institucionalmente o que foi alterado. São perguntas que a moldura civilista pode formular, mas não tem ferramenta natural para responder, porque seu instrumental foi forjado para outro tipo de litígio.

Convém também situar a diferença entre os sujeitos relevantes nas duas construções. Para a doutrina dos bens digitais, o sujeito juridicamente central é o titular do bem digital, frequentemente o usuário enquanto detentor de patrimônio digital cuja preservação, transmissão ou destinação se discute. A vulnerabilidade que importa nesse quadro é, em regra, a vulnerabilidade existencial ligada à personalidade do titular ou a vulnerabilidade patrimonial ligada ao seu acervo. Para o regime do OIC, o sujeito juridicamente central é o consumidor sob plataforma, vivo, ativo e em relação contínua com fornecedor que concentra arquitetura, curadoria, enforcement e produção de sentido. A vulnerabilidade que importa aqui é a vulnerabilidade fática contemporânea, da qual a vulnerabilidade semiótica é especificação atual, e ela não se confunde com nenhuma das figuras tradicionalmente trabalhadas pela moldura civilista. As duas vulnerabilidades convivem em ambientes digitais, mas convocam técnicas de proteção diferentes e ativam fontes normativas distintas.

Convém ainda assinalar, em homenagem à honestidade metodológica, que essas diferenças não tornam a doutrina dos bens digitais irrelevante para o presente trabalho. Ao contrário, elas tornam visível a precisão com que essa doutrina deve ser convocada. Lacerda bloqueia, com força que dificilmente seria atingida por outra via, a fraude semântica que pretenderia dissolver o ativo digital em mera permissão de uso revogável a qualquer tempo. Esse bloqueio é insubstituível, porque sem ele a plataforma venceria a controvérsia por dicionário privado antes mesmo de ela ser formulada como controvérsia jurídica. A doutrina dos bens digitais constrói, em outras palavras, o piso a partir do qual o debate sobre regime se torna possível. Se o ativo é juridicamente leve, dissolúvel por mera nomenclatura contratual e descartável por vontade unilateral do fornecedor, qualquer discussão sobre fruição continuada, equivalência funcional e auditabilidade vira conversa fiada sobre algo cuja existência jurídica não foi sequer estabilizada. Lacerda estabiliza essa existência. Deste ponto parte a presente tese.

A relação metodológica entre as duas construções pode então ser sintetizada em termos que recusam tanto a competição artificial quanto a continuidade simulada. A doutrina dos bens digitais responde, com rigor, à pergunta sobre o ser bem do ativo tecnodigital. O regime do OIC responde, com instrumental próprio, à pergunta sobre o continuar sendo fruível, em termos juridicamente equivalentes, do objeto imaterial de consumo no interior de ecossistemas de plataforma. Uma constrói a juridicidade do ativo; o outro constrói o regime jurídico de sua governança contínua. Uma resolve a entrada do objeto digital no mundo do direito; o outro p. 570 resolve a permanência da utilidade prometida dentro de uma relação de consumo cuja prestação não se exaure no ato inicial. Por isso a tese assume, em vez de simular superação, o passo civilista anterior e o reposiciona em sua função correta. Lacerda fornece a premissa de existência jurídica do ativo. O OIC fornece o regime de fornecimento da fruição que esse ativo, agora juridicamente reconhecido, sustenta no tempo.

Essa síntese permite, por fim, dimensionar com clareza o lugar dogmático que a doutrina dos bens digitais ocupa no edifício desta tese. Ela não é trilha paralela, nem trilha concorrente, nem trilha anterior em sentido cronológico que precisasse ser ultrapassada. Ela é trilha contígua e operacionalmente complementar, que enfrenta camada do fenômeno distinta daquela em que se concentra o presente trabalho e que, por essa distinção, viabiliza o avanço aqui proposto. Assumir essa contiguidade, em vez de fingi-la como concorrência, é exigência elementar de honestidade dogmática.

Negar contribuição que estrutura a própria possibilidade do debate seria, ademais, autoderrota retórica, porque enfraqueceria o piso a partir do qual o argumento da fruição governada se torna inteligível. Reconhecer a contribuição em sua justa medida, e demarcar com precisão onde a inflexão é necessária, é o que permite ao regime do OIC apresentar-se como o que de fato é: um desenvolvimento interno do sistema consumerista a partir do produto imaterial já contido no art. 3º, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor, construído sobre piso civilista que reconhece com seriedade a existência jurídica do ativo digital e que, ao mesmo tempo, deixa em aberto o problema cuja resposta constitui objeto desta tese.

Uma observação adicional precisa ser feita antes que a comparação avance, porque ela diz respeito ao modo pelo qual a doutrina dos bens digitais pode ser aplicada por terceiros em casos concretos envolvendo objetos imateriais de consumo. A tipologia tripartida que distingue bens digitais patrimoniais, existenciais e mistos foi formulada para responder com precisão a problemas de titularidade, circulação e destinação sucessória, e desempenha esse papel com competência reconhecida.

Há, contudo, um risco operacional não desprezível quando essa mesma tipologia é convocada, sem mediação, para resolver controvérsias de consumo em ambientes de plataforma. O risco consiste em que o intérprete, ao se deparar com objeto como skin, campeão, item cosmético, moeda interna do ecossistema ou conteúdo equivalente associado à conta, pergunte de imediato se o ativo é patrimonial, existencial ou misto, e organize toda a controvérsia em torno dessa classificação como se ela bastasse para extrair o regime jurídico aplicável.

p. 571 A pergunta, ainda que tecnicamente bem formulada no plano civilista, dispensa o microssistema consumerista antes mesmo de ele ser convocado, porque a taxonomia ali em jogo foi forjada para responder ao que é o ativo em si mesmo considerado, e não ao que é a fruição governada que dele se faz dentro de uma relação de consumo continuada. O efeito prático dessa elisão é problemático. O caso recebe enquadramento civilista coerente em sua própria lógica, mas perde a camada de governança da plataforma, que é precisamente onde a controvérsia, em hipóteses de consumo digital contínuo, costuma residir.

Convém, por isso, deixar registrada a posição metodológica adotada por esta tese. A taxonomia patrimonial, existencial e mista, em si mesma considerada, não é descartada nem demonizada. Ela continua sendo instrumento útil quando o conflito se organiza efetivamente em torno de titularidade, transmissão sucessória, destinação post mortem ou disposição inter vivos do ativo digital, hipóteses em que o piso civilista oferece resposta tecnicamente adequada. O ponto, todavia, é que a aplicação dessa taxonomia a controvérsias de consumo em plataforma exige passo metodológico prévio, e esse passo é a verificação de que o objeto em causa não é apenas ativo digital genericamente considerado, mas Objeto Imaterial de Consumo sob fruição governada.

Quando essa qualificação se afirma, a pergunta inicial pertinente deixa de ser sobre a natureza patrimonial ou existencial do ativo e passa a ser sobre o regime da fruição que esse ativo sustenta no interior do ambiente que o produz. Essa inversão da ordem das perguntas não anula a tipologia civilista, mas a recoloca em sua função própria, evitando que a classificação do ativo termine por absorver, indevidamente, a integralidade do enquadramento jurídico do caso e por neutralizar a incidência das proteções de ordem pública que o microssistema consumerista convoca quando o objeto digital comparece como objeto de consumo em ambiente continuamente governado por fornecedor.

Esse deslocamento importa porque, em plataformas de consumo contínuo, a governança não incide externamente sobre um bem digital já completo. Ela integra a própria utilidade juridicamente relevante do objeto. Manutenção, atualização, curadoria, enforcement, parametrização e inteligibilidade do ambiente não são vicissitudes laterais de uma coisa plenamente dada; são dimensões constitutivas da fruição. Por isso o OIC é formulado como concretização do produto imaterial do CDC, e não como simples “coisa digital” estática ancorada no livro dos bens do Código Civil636. A gramática civilista serve para validar a p. 572 existência jurídica do ativo; não basta para esgotar a sintaxe consumerista de um consumo cuja utilidade só se estabiliza por meio de administração privada contínua.

Esse é o primeiro limite relevante da moldura civilista. Ela apreende com mais nitidez eventos de supressão, bloqueio, extinção de conta, indisponibilidade e transmissão. Faz muito bem o trabalho de mostrar que o objeto digital não é névoa. O problema é que, em ecossistemas de fruição governada, parcela decisiva do conflito não assume a forma de retirada abrupta do objeto, mas de erosão funcional progressiva por modulação ordinária do ambiente. O usuário continua, em aparência, com acesso ao objeto; só que sua utilidade pode ser rebaixada por atualizações, balanceamentos, reclassificações, mudanças de interface, alterações de equivalência e reorganizações contínuas do regime de uso. A permanência nominal do ativo, ou mesmo da conta, não basta para afastar vício. O conflito deixa de ser apenas sobre existência ou disponibilidade e passa a ser sobre preservação substancial da função fruída.

A categoria do OIC ganha vantagem explicativa por permitir tratar manutenção, modulação e administração continuadas como parte da própria prestação de consumo, e não como acidentes externos a um bem já formado. Isso abre espaço para dois standards que a moldura puramente civilista enxerga com menos nitidez: equivalência de valor funcional, como critério para aferir vício quando a utilidade é rebaixada sem supressão formal, e auditabilidade aberta, como exigência mínima de controlabilidade sobre alterações relevantes no regime de fornecimento. Em outras palavras, o OIC não disputa com a doutrina dos bens digitais o problema do “ser bem”; ele enfrenta o problema do “continuar sendo fruível de modo juridicamente equivalente”.

O segundo limite está na própria ideia de vulnerabilidade. A moldura civilista tende a trabalhar bem com hipossuficiência técnica, assimetria informacional clássica, titularidade, acesso e disponibilidade. Mas, em ambientes governados, a vulnerabilidade do consumidor vai além disso. Ela é também semiótica. A percepção da perda, da degradação e da relevância do rebaixamento depende de signos, interfaces, métricas, raridades, narrativas de prestígio, vitrines e enquadramentos controlados pelo próprio fornecedor.

O problema não é apenas saber menos sobre o funcionamento interno do sistema, mas depender da mediação da plataforma para formar expectativa, medir valor, perceber erosão funcional e nomear o que foi efetivamente perdido. Onde a plataforma controla não só o objeto, mas também os referenciais pelos quais a perda pode ser percebida e contestada, a vulnerabilidade não cabe inteira nos esquemas clássicos de déficit informacional.

p. 573 Também por isso a crítica à retórica da “licença revogável” continua sendo valiosa, mas não suficiente. A doutrina dos bens digitais tem razão ao bloquear a tentativa empresarial de requalificar, por simples nominalismo contratual, objetos já integrados à esfera do usuário como permissões dissolvíveis por vontade unilateral. Quando há efetivo desembolso econômico ou incorporação relevante de utilidade à esfera do sujeito, a linguagem da licença não basta para apagar a densidade jurídica do ativo, nem para neutralizar a incidência de normas de ordem pública (Lacerda, 2024, p. 124; p. 193)637. Esse bloqueio é fundamental. Sem ele, a plataforma sempre venceria por dicionário privado. Mas, mesmo depois de barrar esse truque, ainda resta o problema central do OIC: como controlar, no interior de uma fruição que continua existindo, as mutações ordinárias que corroem sua integridade funcional e simbólica?

O regime do OIC reconhece que a abusividade não se esgota necessariamente numa cláusula ou num evento de bloqueio ostensivo. Em certos casos, ela se incorpora ao próprio desenho do fornecimento, quando a arquitetura organiza indução, extração e normalização de perdas como princípio de funcionamento. A doutrina dos bens digitais ajuda muito a enxergar nulidades contratuais, bloqueios arbitrários e supressões de ativos. O OIC incorpora essa camada, mas adiciona outra: a leitura da arquitetura como conduta e da teleologia abusiva como vício de concepção do regime de fruição governada. Isso permite enfrentar não só a retirada abrupta, mas também a deterioração administrada.

Por isso a função deste item é de base e contraste, não de trilha concorrente. A doutrina dos bens digitais sustenta a premissa crucial de que ativos digitais são bens jurídicos, e a precariedade contratual não é destino inevitável do usuário. Ao mesmo tempo, ela mostra seus próprios limites quando o problema deixa de ser apenas titularidade, transmissão e disponibilidade e passa a ser governança contínua da fruição. O regime do OIC assume o ganho civilista, recusa o espantalho da inexistência jurídica do digital e reposiciona o debate no terreno p. 574 que importa. Ele busca a tutela do usar, o controle da integridade funcional e, em certas hipóteses, a tutela do ser, sempre que a fruição incorporar identidade simbólica e continuidade biográfica do usuário consumidor.

Notas

  1. O autor é amplamente conhecido como Bruno Zampier, no entanto, a ficha catalográfica de sua obra indica expressamente o último sobrenome Lacerda, razão pela qual, nesta tese, em respeito à norma ABNT e padrão formal exigidos, o autor será referido por tal sobrenome e não pelo mais popular. ↩
  2. A incorporeidade do ativo tecnodigital não o dissolve em irrelevância jurídica nem autoriza tratá-lo como simples efeito lateral da técnica. Na sociedade da informação, a informação passa a ocupar, ela própria, o lugar de objeto de relações jurídicas, seja porque constitui interesse diretamente apropriável, seja porque sua violação produz lesões juridicamente relevantes. Nessa chave, a tutela da informação deixa de ser tema periférico e passa a integrar o próprio núcleo da proteção jurídica da pessoa e de seus interesses em ambiente digital (Lacerda, 2024, p. 51). A informação digitalmente organizada pode assumir utilidade própria e, por essa razão, ser tratada como bem incorpóreo juridicamente relevante, com ou sem conteúdo econômico imediato. A utilidade, aqui, importa mais do que a tangibilidade: bens digitais podem corresponder tanto a ativos economicamente exploráveis quanto a projeções pessoais cuja relevância jurídica decorre de sua inserção na esfera de interesses do sujeito (Lacerda, 2024, p. 57). Essa abertura permite reconhecer, com seriedade, que a incorporeidade não impede apropriação, fruição ou tutela. A moldura civilista dos bens digitais resolve, assim, um problema essencial: o da existência jurídica do ativo tecnodigital. Também por isso ela é indispensável ao item. O ponto crítico que a tese introduzirá depois não está em negar esse ganho, o que seria burrice metodológica, mas em mostrar seu limite. Reconhecer a juridicidade do ativo e sua inserção na esfera do sujeito ainda não basta, por si só, para resolver adequadamente os conflitos que surgem quando a fruição é contínua, mutável e governada em ecossistemas de plataforma (Lacerda, 2024, p. 72). ↩
  3. A juridicidade dos bens digitais não se esgota em sua mera existência abstrata. Uma vez reconhecidos como bens, eles também se tornam suscetíveis de apropriação, circulação, fruição e tutela, isto é, ingressam no mundo jurídico não como curiosidades conceituais, mas como objetos sobre os quais incidem faculdades e poderes juridicamente organizados. A doutrina dos bens digitais acerta precisamente ao recusar a ideia de que a incorporeidade impediria uso, gozo, disposição ou transmissão do ativo tecnodigital (Lacerda, 2024, p. 73). Essa consequência é decisiva para o presente item, porque afasta de saída a fantasia de que o ativo digital seria juridicamente leve só porque não pode ser segurado com a mão. Se o titular pode deletá-lo, cedê-lo, onerá-lo ou transferi-lo, então já se está diante de bem com densidade suficiente para suportar posições jurídicas típicas de titularidade. A fruição do ativo digital não é, portanto, mera tolerância graciosa da técnica; ela pode ser juridicamente organizada e protegida, inclusive mediante cessão de uso a terceiros como consectário do próprio exercício do direito subjetivo correspondente (Lacerda, 2024, p. 82). Esse ponto é especialmente importante porque fortalece o argumento sem apelar para mágica terminológica. A doutrina civilista dos bens digitais resolve com força o problema da aptidão do ativo para integrar patrimônio, ser fruído, circular negocialmente e receber tutela jurídica. A insuficiência não estaria na incapacidade dessa moldura para reconhecer o ativo, mas no fato de que, mesmo reconhecendo apropriação e circulação, ela não esgota os conflitos de fruição contínua, mutabilidade unilateral e governança funcional em ambiente de plataforma (Lacerda, 2024, p. 151). ↩
  4. “4.1. O que é Conteúdo Virtual? (O Conteúdo Virtual inclui itens como moeda do jogo e produtos virtuais, como campeões, skins, emotes, acessórios etc). Ao usar os Serviços da Riot, podemos oferecer a você oportunidades de adquirir uma licença limitada para acessar bens virtuais, como campeões, skins, emotes etc., (“Produtos Virtuais”) e moeda do jogo (“Moeda do Jogo”), associado à sua conta (em conjunto, denominados “Conteúdo Virtual”). A Moeda do Jogo somente poderá ser usada para o jogo específico para o qual foi comprada, a menos que seja informado o contrário no momento da compra.” (Riot Games, 2024e). ↩
  5. “4.2. Como consigo uma “licença” para acessar o Conteúdo Virtual? (Compre, ganhe ou receba.) Podemos oferecer a você várias oportunidades para adquirir uma licença limitada para acessar a Moeda do Jogo ou o Conteúdo Virtual, inclusive: comprá-la (p. ex., com cartão de crédito); ganhá-la (p. ex., cumprindo missões ou tarefas de jogo); ou recebê-la (p. ex., de outro jogador como presente ou usar a funcionalidade de criação como Hextech®).” (Riot Games, 2024e). ↩
  6. A utilidade da doutrina dos bens digitais também está em oferecer critério interno de organização do fenômeno, impedindo que toda realidade tecnodigital seja tratada como massa amorfa. Nem todo bem digital tem a mesma estrutura, a mesma função ou o mesmo regime. Há bens de nítido conteúdo patrimonial, há bens de caráter existencial, e há hipóteses em que ambas as dimensões se apresentam de forma combinada. Essa distinção importa porque permite distribuir com maior precisão os efeitos jurídicos da titularidade, do uso, da transmissão e da tutela (Lacerda, 2024, p. 56). Esse refinamento classificatório é um dos ganhos mais importantes da moldura civilista, porque impede que o debate fique preso a generalidades moles. Saber se o ativo é patrimonial, existencial ou misto não é frescura de taxonomia acadêmica; é o que permite dimensionar adequadamente circulação, sucessão, exercício da autonomia privada e proteção de bens ligados à esfera pessoal do titular. A própria recepção desse critério em propostas de atualização legislativa mostra que não se trata de mera invenção doutrinária ornamental, mas de ferramenta de trabalho jurídico efetivamente útil (Lacerda, 2024, p. XIV). Esse ganho precisa ser reconhecido com honestidade porque ele fortalece, e não enfraquece, a passagem crítica da tese. A doutrina dos bens digitais classifica bem o ativo, distingue com inteligência suas espécies e fornece bússola segura para a disciplina da titularidade e de sua circulação. O limite aparece em outro ponto: mesmo com boa tipologia do ativo, a moldura ainda não resolve integralmente os problemas que surgem quando o conflito deixa de girar apenas em torno da titularidade e passa a recair sobre a fruição contínua, a mutabilidade governada e a integridade funcional da experiência consumida em plataforma (Lacerda, 2024, p. 146). ↩
  7. Os arts. 79 a 103 do Código Civil oferecem o pano de fundo classificatório geral dos bens, permitindo situar tecnicamente a discussão sobre incorporeidade, patrimonialidade e circulação jurídica de ativos digitais. Sua função, aqui, é apenas estrutural: validar o uso da gramática civilista dos bens para reconhecer densidade jurídica mínima a skins, moedas virtuais e itens digitais, sem deslocar o eixo dogmático para o civilismo puro e sem retirar do CDC o protagonismo na compreensão e tutela do OIC. ↩
  8. A linguagem contratual da licença precária ou revogável não basta, por si só, para dissolver a densidade jurídica do ativo digital já incorporado à esfera do usuário. Quando há efetivo desembolso econômico para aquisição de conteúdos ou utilidades digitais, a simples requalificação empresarial da relação como “mera licença” não pode operar como truque semântico apto a desconfigurar a existência de patrimônio digital. Em outras palavras, não é porque a plataforma chama de licença que o Direito é obrigado a fingir que aquilo nunca teve consistência patrimonial (Lacerda, 2024, p. 124). A doutrina dos bens digitais permite afirmar, com seriedade, que musicotecas, videotecas, bibliotecas virtuais e outros acervos semelhantes podem integrar o patrimônio do usuário, inclusive para fins de transmissão sucessória, apesar da retórica empresarial em sentido contrário. A densidade jurídica da incorporação do bem à esfera do sujeito não desaparece por decreto privado (Lacerda, 2024, p. 124). A mesma lógica se projeta sobre cláusulas que pretendam neutralizar acesso, uso ou disposição desses ativos em termos incompatíveis com normas de ordem pública. A inserção de disposições que vedem de forma absoluta o acesso ou o destino jurídico do ativo pode conduzir à nulidade quando colidir com as balizas gerais do sistema, inclusive aquelas relativas à vedação de abdicação antecipada de direitos em contratos de adesão (Lacerda, 2024, p. 193). O valor dessa aproximação, aqui, é central: a doutrina dos bens digitais bloqueia bem a dissolução nominalista do ativo. O que a tese precisará mostrar depois é que esse bloqueio, embora indispensável, ainda não esgota o problema quando a fruição do objeto é continuamente governada, reconfigurada e tensionada pela plataforma. ↩