Seção 6.1.1 · p. 504 a 512
6.1.1 Da matriz constitucional: a defesa do consumidor sob a ordem econômica brasileira
p. 504
A defesa do consumidor não ingressa na ordem constitucional brasileira como apêndice moralizante do mercado, mas como uma de suas condições internas de legitimidade. A Constituição a inscreve, de um lado, no plano dos direitos fundamentais473 e, de outro, no núcleo principiológico da ordem econômica474, o que impede seu tratamento como tutela lateral, disponível à conveniência do fornecedor ou subordinada à gramática privada do contrato. A atividade econômica, no modelo de 1988, não se organiza como espaço de soberania patrimonial irrestrita, porque a livre iniciativa comparece desde a base republicana sob vínculo com a dignidade da pessoa humana e com os valores sociais que a conformam475. Por isso a defesa do consumidor atua, desde dentro, como critério de leitura da própria racionalidade p. 505 econômica, e não como freio exótico imposto de fora (Grau, 2010, p. 253476; Miragem, 2020, p. 977477; Silva, 2005, p. 262-263478).
Esse arranjo afasta de saída a caricatura segundo a qual livre iniciativa significaria licença ampla para desenhar mercados, contratos e infraestruturas privadas imunes a controle material. A ordem econômica brasileira visa assegurar a todos a existência digna conforme os ditames da justiça social, articula liberdade econômica com contenção de abusos estruturais479 e se orienta por finalidades materiais incompatíveis com a naturalização de arquiteturas privadas opacas. O texto constitucional não põe, de um lado, liberdade econômica, e, de outro, limites sociais heterogêneos; ele costura esses elementos no interior da mesma matriz normativa, de modo que função social, justiça social, defesa do consumidor e repressão ao abuso não são acidentes do sistema, mas seu esqueleto (Grau, 2010, p. 213; p. 252)480. A livre p. 506 iniciativa, nesse quadro, não é direito metafísico do capital nem biombo para soberania empresarial, mas categoria funcionalmente condicionada por finalidades constitucionais e pela tutela da pessoa (Grau, 2010, p. 204; p. 208-209)481.
Essa leitura se torna ainda mais nítida quando se observa que a própria República se orienta à construção de uma sociedade livre, justa e solidária e à redução das desigualdades482. Não há, portanto, neutralidade constitucional em favor de arranjos privados que aprofundem dependências estruturais sob o pretexto de eficiência, inovação ou dinamismo setorial. Em mercados governados por plataforma, nos quais acesso, permanência, visibilidade e contestação da fruição passam a ser administrados por desenho técnico-organizacional, a contenção do poder privado deixa de ser tema periférico e passa ao centro do problema. A Constituição brasileira não idolatra o poder privado pelo simples fato de ele não ser estatal; ao contrário, ela fornece linguagem expressa para controlá-lo quando assume forma estruturalmente assimétrica, especialmente porque a defesa do consumidor conforma o funcionamento legítimo da atividade econômica e não depende de tolerância privada do fornecedor (Miragem, 2020, p. 37)483.
p. 507 Também por isso, propriedade e exclusividade não comparecem como escudos absolutos. A propriedade submete-se à função social484, e essa funcionalização não atua como correção periférica posterior ao reconhecimento do direito, mas como elemento interno de sua própria legitimidade. O domínio, a empresa e a exploração econômica só permanecem constitucionalmente inteligíveis quando compatíveis com justiça social, dignidade humana e proteção da parte vulnerável (Silva, 2005, p. 283; p. 813)485. A mesma lógica se projeta sobre a própria ordem econômica, que não acolhe um mercado autorreferido, mas um modelo tensionado por exigências de humanização, limite social e proteção do consumidor (Silva, 2005, p. 195-196, p. 790)486. Nessa chave, a contenção do poder patrimonial e a subordinação da propriedade a finalidades socialmente justificáveis não são extravagâncias recentes, mas parte de processo histórico mais amplo de recusa à absolutização privada do poder (Comparato, 2015, p. 70; p. 79; p. 193)487.
p. 508 No plano infraconstitucional, essa matriz encontra concretização direta no Código de Defesa do Consumidor, cuja incidência não depende de reconhecimento gracioso do fornecedor. O CDC estabelece normas de proteção e defesa do consumidor de ordem pública e interesse social488, precisamente em execução dos comandos constitucionais que fazem da defesa do consumidor direito fundamental e princípio da ordem econômica. Não há espaço, então, para a fantasia de que termos de uso, licenças digitais ou arquiteturas contratuais predispostas possam selecionar quando a ordem pública consumerista entrará em cena. Ela já ingressa na relação antes da cláusula, porque seu fundamento não é a vontade privada, mas a própria Constituição (Benjamin; Marques; Bessa, 2021, [p. 72])489. A natureza cogente desse regime é inequívoca: suas normas são inafastáveis pela vontade individual e não podem ser neutralizadas por engenharia contratual desenhada para escapar da tutela protetiva (Marques, p. 509 2016, p. 678; p. 804)490; (Benjamin; Marques; Bessa, 2021, [p. 92; p. 115; p. 620])491; (Filomeno, 2011, p. 16; p. 20-21)492.
Daí por que a ordem pública consumerista não pode ser tratada como detalhe legislativo negociável. Ela bloqueia tanto a exclusão global do microssistema quanto suas sabotagens pontuais, inclusive por cláusulas de exoneração, renúncia de direitos, cancelamento unilateral, modificação unilateral do conteúdo contratual e vantagens exageradas493. Em ambiente de plataforma, esse ponto é especialmente sensível, porque a precarização do vínculo costuma ser reciclada como “aceite” do usuário a regimes privados de mutabilidade, opacidade e sanção. O sistema consumerista, porém, não admite que vulnerabilidade estrutural seja maquiada como consentimento suficiente para derrogar proteção legal. Onde o dever nasce da lei, a adesão do p. 510 consumidor não basta para esvaziá-lo (Denari, 2011, p. 238; Benjamin, 2011, p. 494; Nery Jr., 2011, p. 577)494. A incidência do CDC, ademais, compõe verdadeira ordem pública de proteção fundada na vulnerabilidade do consumidor, razão pela qual os direitos que reconhece e os deveres que impõe não podem ser validamente suprimidos, renunciados ou limitados por arranjos negociais predispostos (Miragem, 2020, p. 39; p. 380)495.
Essa incidência cogente não se esgota na literalidade isolada do próprio Código. O microssistema consumerista é funcionalmente aberto e opera em coordenação com outras fontes normativas incidentes sobre a mesma relação de consumo496. Sua abertura não serve para relativizar a tutela do consumidor, mas para reforçá-la, permitindo que a proteção constitucional, civil, informacional e regulatória se articule em favor da parte vulnerável, e não como via de fuga privatista (Marques, 2016, p. 681; p. 1120-1121)497. Essa mesma abertura impede leituras isolacionistas do CDC e permite compreendê-lo como código funcional e aberto, voltado à máxima tutela do consumidor, e não como ilha cercada por contrato de todos p. 511 os lados. A interpretação contratual mais favorável ao consumidor498 já anuncia, desde logo, que ambiguidades redigidas unilateralmente não podem converter precariedade imposta em normalidade jurídica.
A centralidade constitucional do tema aparece ainda com clareza quando se recorda que a Política Nacional das Relações de Consumo reconhece expressamente a vulnerabilidade do consumidor, a harmonização fundada em boa-fé e equilíbrio, e a coibição eficiente de abusos499. Os direitos básicos do consumidor, por sua vez, incluem informação adequada e clara, proteção contra publicidade enganosa e abusiva, prevenção e reparação de danos, e facilitação da defesa de seus direitos500. Esses dispositivos já mostram que a defesa do consumidor, na ordem constitucional concretizada pelo CDC, não se resume a proteger o bolso contra vícios ostensivos de coisa estável; ela incide sobre risco, opacidade, engano, assimetria probatória e métodos desleais de organização do mercado. Em plataformas, isso significa que informação, verificabilidade, condições de permanência e possibilidades de contestação não podem ser relegadas ao estatuto de favores técnicos administrados pela própria parte que concentra o desenho do ambiente.
Por isso, a matriz constitucional aqui afirmada não autoriza que o regime do Objeto Imaterial de Consumo seja tratado como construção extravagante ou desvio teórico em busca de problema próprio. O que ela exige é justamente o contrário: que a dogmática seja capaz de nomear, com precisão, as formas contemporâneas de exercício de poder privado que incidem sobre a fruição. Quando a utilidade consumida depende de governança contínua, reconfiguração unilateral, opacidade técnica e distribuição assimétrica dos meios de prova, o direito não está diante de uma zona cinzenta extrassistêmica, mas de um caso constitucionalmente qualificado de contenção de assimetrias estruturais. A igualdade perante a lei e a proteção da liberdade, da segurança e da propriedade501 não convivem com regimes privados de exclusão arbitrária p. 512 travestidos de autonomia contratual. Onde a plataforma administra, em escala, acesso, visibilidade, sanção e permanência, há poder privado relevante demais para ser tratado como simples detalhe operacional.
Livre iniciativa, inovação e titularidade tecnológica não operam como salvo-condutos para inauditabilidade, irresponsabilidade blindada ou imunização contratual do fornecedor. A Constituição econômica brasileira não comporta pequenos feudos privados de poder normativo irrestrito. O mercado constitucionalmente legítimo é aquele atravessado por dignidade, função social, repressão ao abuso e defesa do consumidor, e não aquele que tenta converter arquitetura privada em jurisdição sem controle. É dessa matriz que decorre a possibilidade dogmática de reconstruir, adiante, a governança de plataforma como fenômeno juridicamente controlável e de ler o OIC não como exceção incômoda ao sistema, mas como uma de suas provas contemporâneas mais duras.
Notas
- “Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: [...] XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor” (Brasil, [2025]a). ↩
- “Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: [...] III - função social da propriedade; IV - livre concorrência; V - defesa do consumidor” (Brasil, [2025]a). ↩
- “Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: [...] III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa” (Brasil, [2025]a). ↩
- A defesa do consumidor, no texto constitucional de 1988, integra a própria estrutura normativa da ordem econômica, como princípio constitucional impositivo e diretriz de conformação do funcionamento da atividade econômica. Nessa condição, sua presença não interrompe a lógica constitucional do mercado; ao contrário, participa da própria definição do modo legítimo de sua organização, tanto como instrumento voltado à realização da existência digna quanto como objetivo constitucional específico a ser promovido inclusive por políticas públicas (Grau, 2010, p. 253). A posição interna da defesa do consumidor se torna ainda mais evidente quando se reconhece que sua incidência não se limita a episódios patológicos ou a abusos extremos, mas afeta estruturalmente o exercício da atividade econômica em sentido amplo (Grau, 2010, p. 253-254). Por isso, a proteção do consumidor não pode ser tratada como obstáculo heterogêneo à racionalidade econômica nem como concessão corretiva posterior ao contrato. Ela conforma, desde dentro, a própria inteligibilidade constitucional do mercado. A livre iniciativa, no arranjo constitucional de 1988, não se confunde com soberania contratual irrestrita nem com liberdade privada de desenhar regimes de plataforma imunes a controle. Ela já nasce juridicamente atravessada por exigências de justiça social e contenção de abusos, entre as quais a defesa do consumidor ocupa lugar estrutural. ↩
- A noção de produto no CDC projeta-se funcionalmente sobre a utilidade confiada e legitimamente esperada pelo consumidor, ancorando-se na proteção da confiança e no dever geral do fornecedor de oferecer objetos adequados aos fins que deles se pretendem (Miragem, 2020, [p. 523]). Nos produtos dependentes de serviços contínuos, os termos da oferta convertem-se no principal critério de aferição das expectativas legítimas, de modo que o cumprimento do dever de informar mede a expectativa de utilização, inclusive para fins de responsabilidade por vício (Miragem, 2020, [p. 87]). O produto imaterial fornece base para que a proteção se organize a partir da correspondência funcional entre a utilidade prometida e a fruição entregue, e não a partir de uma existência nominal ou material estática. ↩
- A defesa do consumidor integra, de modo expresso, o arranjo constitucional brasileiro, tanto no plano dos direitos fundamentais quanto no da ordem econômica. Isso basta para afastar a leitura segundo a qual a proteção consumerista seria correção lateral, moralizante ou meramente legislativa de excessos ocasionais do mercado. No sistema constitucional, o consumidor comparece como titular de posição juridicamente qualificada, e sua defesa aparece como princípio estruturante da ordem econômica, o que impede tratá-la como matéria disponível à conveniência dos agentes privados (Silva, 2005, p. 262-263). A incidência do regime protetivo não depende de tolerância contratual do fornecedor, porque o próprio texto constitucional já o insere no núcleo normativo da vida econômica. Essa inserção responde ao reconhecimento de que a sociedade de consumo e o tráfego mercantil contemporâneo produzem assimetrias próprias, exigindo adaptação da técnica constitucional a esse estado de coisas (Silva, 2005, p. 263). A contenção do poder privado, no campo do consumo, surge como desdobramento interno da própria Constituição econômica. ↩
- “Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. [...] § 4º A lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros” (Brasil, [2025]a). ↩
- A ordem econômica constitucional brasileira não foi desenhada como espaço de oposição entre liberdade econômica, de um lado, e proteção social, de outro. Seu sentido normativo depende justamente da coexistência articulada entre livre iniciativa, livre concorrência, função social da propriedade, defesa do consumidor e repressão ao abuso do poder econômico, princípios que se conformam mutuamente no interior da mesma matriz constitucional (Grau, 2010, p. 213). O exercício da atividade econômica só se mantém constitucionalmente legítimo quando lido dentro dessa trama integrada, e não como poder privado autossuficiente. Essa mesma integração se projeta sobre a propriedade e sua função social. A inclusão simultânea de ambas entre os princípios da ordem econômica não significa mera convivência retórica, mas verdadeira subordinação do exercício patrimonial aos ditames da justiça social e ao objetivo de assegurar existência digna a todos (Grau, 2010, p. 252). Por isso, práticas econômicas incompatíveis com a valorização do trabalho humano, com a justiça social ou com a dignidade geral visada pelo art. 170 não representam apenas escolhas empresariais discutíveis; tornam-se adversas à própria ordem constitucional (Grau, 2010, p. 197). Justiça social, função social e defesa do consumidor são parte do DNA constitucional do próprio mercado. ↩
- A livre iniciativa, no constitucionalismo de 1988, não pode ser reduzida à velha fantasia de licença ampla para exercício privado de poder. Sua inscrição como fundamento da República e como princípio da ordem econômica não autoriza tratá-la como sinônimo de soberania empresarial, muito menos como blindagem contra controle jurídico do modo de organização contratual do mercado. A noção constitucional correspondente não se esgota na liberdade econômica em sentido liberal clássico, nem pode ser lida como simples afirmação ideológica do capitalismo (Grau, 2010, p. 204). Esta contenção se torna ainda mais nítida quando se observa que a Constituição consagra o valor social da livre iniciativa, e não suas virtualidades individualistas, além de colocá-la, no art. 170, ao lado do trabalho humano em estrutura finalisticamente orientada à valorização deste último (Grau, 2010, p. 208). Também por isso, a livre iniciativa não é tomada como direito fundamental do capitalista, nem como atributo metafísico do capital, mas como categoria funcionalmente vinculada à atividade empresarial em contexto constitucionalmente conformado (Grau, 2010, p. 209). No desenho constitucional brasileiro, a livre iniciativa só permanece inteligível quando coexistente com defesa do consumidor, função social, justiça social e repressão ao abuso do poder econômico. ↩
- “Art. 3º. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; [...] III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” (Brasil, [2025]a). ↩
- A incidência do CDC não se submete à disponibilidade privada das partes, porque sua disciplina compõe verdadeiro microssistema de ordem pública e interesse social fundado na vulnerabilidade do consumidor. A qualificação da lei consumerista como norma de ordem pública traduz uma ordem pública de proteção, dotada de caráter preferencial e, sobretudo, imperativo. Na medida em que realiza conteúdo de direito fundamental de matriz constitucional, retira da esfera da autonomia privada a possibilidade de derrogá-la (Miragem, 2020, p. 39). Esta indisponibilidade alcança a própria estrutura da relação de consumo. Os direitos reconhecidos ao consumidor e os deveres impostos ao fornecedor não podem ser validamente suprimidos, renunciados, limitados ou afastados por contrato, termo de uso, licença ou qualquer outro arranjo negocial predisposto (Miragem, 2020, p. 380). Assim, a vulnerabilidade do consumidor não pode ser reciclada em aparência de consentimento para legitimar o esvaziamento da proteção legal. Onde houver relação de consumo, a ordem pública consumerista já entrou antes de qualquer cláusula contratual. ↩
- “XXIII - a propriedade atenderá a sua função social” (Brasil, [2025]a). ↩
- A função social atua, no sistema constitucional brasileiro, como elemento interno de conformação das posições jurídicas privadas, e não como limitação periférica ou excepcional. Isso significa que propriedade, empresa e iniciativa privada não são acolhidas como esferas autônomas de exercício egoístico de poder, mas como posições cuja legitimidade depende de compatibilidade com justiça social e tutela da pessoa. A função social, nessa chave, incide sobre o próprio conteúdo do direito, sobre seu reconhecimento e sobre sua garantia, introduzindo na estrutura interna da posição jurídica um interesse que não se confunde necessariamente com o interesse isolado do titular (Silva, 2005, p. 283). A contenção do poder privado não deve ser pensada como agressão externa à liberdade econômica, mas como exigência do próprio modo constitucional de sua existência. Esta leitura se articula com a centralidade da dignidade da pessoa humana no sistema. A ordem econômica constitucional é tensionada pela Constituição em direção à sua civilização, precisamente porque as empresas se subordinam à realização de uma ordem social comprometida com justiça social e dignidade humana (Silva, 2005, p. 813). Dignidade da pessoa humana, função social, ordem econômica e defesa do consumidor pertencem ao mesmo arranjo normativo. ↩
- A ordem econômica da Constituição de 1988 não se organiza sob lógica de liberdade econômica absoluta, porque se submete expressamente aos ditames da justiça social e à finalidade de assegurar a todos existência digna. A presença, entre seus princípios, da defesa do consumidor, da redução das desigualdades, da defesa do meio ambiente e da busca do pleno emprego mostra que o texto constitucional não legitima um mercado autorreferido, mas um modelo econômico tensionado por exigências de humanização e limite social (Silva, 2005, p. 790). A consequência é decisiva, uma vez que a livre iniciativa não pode ser lida como soberania contratual irrestrita, nem como salvo-conduto para exercício privado de poder desvinculado de controle material. Essa mesma lógica aparece na relativização constitucional da propriedade privada. Sua inclusão entre os princípios da ordem econômica não preserva um conceito intocado de domínio individual, mas o reconstrói sob a exigência de função social e sob submissão aos ditames da justiça social (Silva, 2005, p. 195-196). A atividade empresarial e a iniciativa privada são reconhecidas apenas enquanto compatíveis com função social, dignidade da pessoa humana e defesa do consumidor. ↩
- A contenção constitucional do poder econômico privado e a subordinação do exercício da propriedade a finalidades socialmente justificáveis não constituem inovação isolada do constitucionalismo brasileiro recente, mas expressão de processo histórico mais amplo de afirmação da centralidade da pessoa humana contra formas patrimonialmente absolutizadas de poder. Nessa chave, a evolução dos direitos humanos não se esgota em liberdades negativas oponíveis ao Estado, pois o próprio desenvolvimento dos direitos econômicos, sociais e culturais conduziu ao reconhecimento de que, além dos Poderes Públicos, também indivíduos e pessoas jurídicas de direito privado têm o dever de respeitar direitos humanos de qualquer espécie (Comparato, 2015, p. 70). A incidência de limites constitucionais sobre centros privados de poder, portanto, não representa excentricidade anti-liberal improvisada, mas desdobramento da ampliação do horizonte normativo dos direitos humanos. Esta trajetória também se revela na progressiva funcionalização social da propriedade. Em diversos sistemas jurídicos contemporâneos, a atribuição de função social à propriedade privada aparece fundada na solidariedade, de modo a afastar a concepção de domínio puramente autocentrado (Comparato, 2015, p. 79). Na mesma direção, a reação do constitucionalismo social à exploração econômica da pessoa humana também se estruturou contra o uso abusivo da liberdade contratual como álibi de dominação. A Constituição mexicana de 1917 aparece como marco do moderno Estado Social de Direito ao deslegitimar práticas de exploração humana antes escudadas por leitura absolutizada da autonomia privada (Comparato, 2015, p. 193). A ordem econômica constitucional brasileira, assim, torna-se mais inteligível quando lida como parte desse processo maior de subordinação da propriedade, da empresa e dos poderes privados à tutela da pessoa e ao interesse social. ↩
- “O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts. 5°, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal e art. 48 de suas Disposições Transitórias.” (Brasil, [2022]). ↩
- A defesa do consumidor possui densidade constitucional suficiente para impedir que contrato, licença ou regulamento privado sejam tratados como pequenos espaços soberanos imunes ao sistema protetivo. O CDC não paira como legislação periférica de conveniência privada, mas como concretização infraconstitucional de comando constitucional expresso. A Constituição de 1988 é a origem da codificação tutelar do consumidor no Brasil, de modo que o CDC recebe verdadeira garantia constitucional, com hierarquia superior e caráter de ordem pública, inserindo a defesa do consumidor entre os valores estruturantes do direito privado brasileiro, ao lado — e em contenção recíproca — da livre iniciativa e da autonomia privada (Benjamin; Marques; Bessa, 2021, [p. 72]). Essa leitura se reforça quando a obra caracteriza o CDC como lei de função social, lei de ordem pública econômica e lei de origem “claramente constitucional”, justamente para explicar por que suas normas, embora incidam em relações privadas, são indisponíveis e inafastáveis por contrato (Benjamin; Marques; Bessa, 2021, [p. 115]). Se a fonte da tutela é constitucional, não há licença de plataforma que a faça evaporar. ↩
- A incidência do Código de Defesa do Consumidor sobre relações de consumo não depende de aceitação do fornecedor, de previsão expressa no instrumento negocial nem de compatibilidade voluntariamente reconhecida pela arquitetura privada da plataforma. Trata-se de regime cogente, estruturado como microssistema de ordem pública e interesse social, cuja aplicação não pode ser afastada por licença de uso, por cláusulas predispostas nem por modelagens contratuais orientadas a escapar da tutela consumerista. É nessa chave que Marques afirma que "o Código de Defesa do Consumidor é claro, em seu art. 1.º ao dispor que suas normas dirigem-se à proteção prioritária de um grupo social, os consumidores, e que constituem-se em normas de ordem pública, inafastáveis, portanto, pela vontade individual. São normas de interesse social" (Marques, 2016, p. 678). Essa natureza cogente impede leituras isolacionistas do vínculo contratual, nas quais o fornecedor pretenda enclausurar a relação dentro dos limites do texto por ele mesmo redigido. Em sentido convergente, a autora registra que a intervenção estatal nas relações de consumo se realizou pela imposição de "normas imperativas", que limitam o espaço antes reservado à autonomia da vontade, criam novos direitos ao consumidor e tutelam expectativas oriundas da confiança no vínculo contratual (Marques, 2016, p. 804). Em consequência, contrato, licença ou desenho privado de plataforma não funcionam como álibi para neutralizar a ordem pública de proteção. ↩
- A incidência do CDC não pode ser afastada por cláusula contratual, licença de uso ou modelagem privatista do vínculo, porque o microssistema consumerista é composto por normas de ordem pública e interesse social, indisponíveis à vontade das partes. Essa natureza cogente impede que arranjos privados funcionem como filtro de entrada ou de exclusão da tutela legal. É de entendimento geral que “todas as suas normas são de ordem pública” e, por isso, “indisponíveis à vontade das partes, mesmo por contrato”, sendo igualmente “de interesse social” (Benjamin; Marques; Bessa, 2021, [p. 92]). A consequência não é apenas simbólica: o Código se dirige à proteção prioritária do consumidor e suas normas, por serem de ordem pública, são “inafastáveis […] pela vontade individual”, podendo inclusive encontrar aplicação ex officio (Benjamin; Marques; Bessa, 2021, [p. 115]). O fornecedor pode escrever o contrato que quiser; o que ele não pode é escrever para fora dele a ordem pública consumerista. ↩
- Assim, a aplicação do CDC não depende da vontade das partes nem pode ser afastado por cláusula predisposta, termo de uso, licença ou arranjo privado equivalente. O art. 1º do CDC qualifica suas normas como de ordem pública e interesse social, o que lhes confere natureza cogente e inderrogável pela vontade dos interessados (Filomeno, 2011, p. 16). A plataforma não escolhe se o microssistema consumerista entra ou não na relação, porque ele já ingressa nela por força da lei. A cogência se liga ao propósito de resgatar a coletividade de consumidores de uma posição estrutural de fragilidade diante do poder econômico, assegurando-lhe instrumentos efetivos de tutela e acesso à justiça (Filomeno, 2011, p. 20-21). Ou seja, a incidência do CDC integra um movimento mais amplo de limitação da autonomia privada sempre que seu exercício ameaça reproduzir desequilíbrios materiais incompatíveis com a proteção da parte vulnerável. ↩
- “São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas [...]; XI - autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor; [...] XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração; [...] XV - estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor. § 1º Presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que: I - ofende os princípios fundamentais do sistema jurídico a que pertence; II - restringe direitos ou obrigações fundamentais inerentes à natureza do contrato [...]; III - se mostra excessivamente onerosa para o consumidor [...].” (Brasil, [2022]). ↩
- A natureza de ordem pública do CDC impede não apenas a exclusão global de sua incidência, mas também a neutralização pontual de seus efeitos por cláusulas de exoneração, atenuação de responsabilidade ou renúncia de direitos do consumidor. Sendo cogente o regime protetivo, não se empresta validade a convenções que busquem esvaziar deveres legais do fornecedor ou reduzir, por via contratual, a intensidade da tutela assegurada ao consumidor (Denari, 2011, p. 238). Onde o dever nasce da lei, a adesão do consumidor não basta para derrogar a proteção legal. Em matéria consumerista, a vontade individual não opera como salvo-conduto para a supressão da ordem pública protetiva, especialmente quando isso implicaria quebra do equilíbrio material da relação (Benjamin, 2011, p. 494; Nery Jr., 2011, p. 577). Termos de uso e licenças não podem reciclar vulnerabilidade em aparência de consentimento válido contra o próprio sistema de tutela. ↩
- O rebaixamento relevante da fruição pode ser enquadrado sem dificuldade nas portas dogmáticas do CDC relativas ao vício de qualidade e à inadequação da prestação. O vício de qualidade do produto ou do serviço decorre da ausência de propriedades ou características que possibilitem à prestação atender aos fins legitimamente esperados pelo consumidor, podendo resultar inclusive da violação de dever acessório, desde que isso comprometa, ainda que parcialmente, a utilidade do produto ou serviço (Miragem, 2020, p. 523). Não é preciso colapso absoluto da prestação para que o sistema reaja. Essa estrutura se reforça quando a frustração dos fins legitimamente esperados, inclusive da utilidade presumível e razoavelmente esperada, é tratada como eixo do vício, especialmente em serviços prestados em desconformidade com tempo, lugar ou modo devidos, seja em razão da oferta ou da publicidade (Miragem, 2020, p. 524). O enquadramento do rebaixamento funcional da fruição não exige categoria paralela, pois o CDC já oferece as vias de frustração do interesse útil e comprometimento da utilidade. ↩
- “Os direitos previstos neste código não excluem outros decorrentes de tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário, da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e eqüidade.” (Brasil, [2022]). ↩
- A incidência do microssistema consumerista tampouco se esgota no texto isolado do próprio CDC. Sua estrutura normativa é aberta à coordenação com outras fontes protetivas, porque não se trata de código fechado e autossuficiente, mas de sistema funcionalmente orientado à máxima tutela do consumidor. Essa abertura é particularmente importante em contextos complexos, como os de plataformas e objetos imateriais de consumo, nos quais a proteção adequada depende de leitura articulada entre normas constitucionais, civis, informacionais, contratuais e regulatórias. Marques enfrenta esse ponto ao afirmar que o CDC deve ser compreendido como "uma codificação subjetivamente específica, uma codificação parcial, uma codificação funcional e aberta", acrescentando que, por força de seu art. 7.º, ele "deixa-se permear por qualquer outra lei protetiva do consumidor" (Marques, 2016, p. 681). A função dessa abertura, porém, não é relativizar a tutela consumerista, mas reforçá-la. Por isso a autora observa que, no sistema do CDC, o art. 7.º atua como "interface atualizadora", integrando ao microssistema os direitos assegurados por legislação externa, "não porém os limites a esses direitos" (Marques, 2016, p. 1120-1121). A coordenação entre fontes, assim, se realiza em favor da vulnerabilidade tutelada, e não como via de fuga privatista. ↩
- “Art. 47. As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.” (Brasil, [2022]). ↩
- “Art. 4º. A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo […] atendidos os seguintes princípios: I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo; III - harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo […], sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores; VI - coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo […].” (Brasil, [2022]). ↩
- “Art. 6º. São direitos básicos do consumidor: I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços […]; IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas […]; VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais […]; VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova […].” (Brasil, [2022]). ↩
- “Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:” (Brasil, [2025]a). ↩